domingo, 19 de outubro de 2008

ANIVERSÁRIO DO BÁB












Neste 20 de outubro, milhões de membros da Comunidade Bahá'í, em todos os cantos do mundo, celebram o aniversário do Profeta Precursor da Fé Bahá´í, Siyyid'Ali-Muhammad, O Báb (1819-1850), que nasceu na cidade de Shiraz, Irã.

Em meio a uma grande expectativa do mundo Islâmico e Cristão sobre a volta do Messias, O Báb inaugurou uma religião independente que segue a mesma linha das revelações divinas do passado (de Maomé, Jésus Cristo, Moisés, Buda, e outros que os precederam). A missão do Báb foi a de proclamar a chegada "Daquele a Quem Deus fará manifesto", ou seja, Bahá´u´lláh (1817-1892), o fundador da Fé Bahá´í, que veio a inaugurar uma era profetizada e esperada há milênios, na qual se verá a realização da paz universal.

Devido a sua proclamação sobre a vinda do prometido de todas as épocas, e por seus ensinamentos, tais como a igualdade de direitos para homens e mulheres, o Báb foi perseguido pelo clero muçulmano no Irã, preso, e executado (9 de julio de 1850) em praça pública. Ao redor de 20.000 de seus seguidores pereceram em uma séria de massacres pelo país.

Hoje, os restos mortais do Báb estão em um esplêndido Santuário no Monte Carmelo, na cidade de Haifa, Israel, onde também abriga o centro administrativo das atividades internacionais da Fé Bahá´í.

Escritores renomados como Joseph Arthur de Gobineau, Edward Granville Browne, Ernest Renan, A.L.M. Nicolas, Viktor Rosen, George Curzon, e Leon Tolstoy deixaram emocionantes relatos sobre o drama spiritual ocorrido no Irã durante a segunda metade do século XIX.

Os eventos associados com a missão do Báb são observados pelos bahá´ís do mundo todo que se abstém do trabalho e participam com seus amigos de reuniões que geralmente envolvem orações, leituras, música e companheirismo.

Nenhum comentário: